HISTÓRIA
Os Florais de Bach são medicamentos desenvolvidos por um médico inglês, Dr. Edward Bach que, em 1930, resolveu largar sua rendosa atividade médica em Londres para buscar na natureza esse sistema de cura que idealizara há muito tempo.
Através de sua experiência como médico, “constatara que o mesmo tratamento para pessoas com a mesma doença funcionava para uns e não para outros. Concluiu que existia algo além da doença orgânica – as características individuais, a personalidade”. (A Terapia Floral – Estudos Selecionados de Edward Bach, Ed. Ground).
Assim, abandonou seu consultório e laboratório em, Londres e partiu para o campo, para da natureza extrair o medicamento que pudesse aliviar o sofrimento das pessoas e conseguiu.
Seu legado para a humanidade foi o sistema dos Florais de Bach, formado por 38 remédios extraídos das essências das flores.
FUNDAMENTO
Como vivemos num mundo dual, onde em tudo existe o positivo e o negativo, os Florais de Bach atuam no sentido de fortalecer a virtude que há em cada um, afastando, dessa forma, o aspecto negativo.
Por exemplo, se sentimos medo de alguma coisa, situação ou pessoa, sendo este um aspecto negativo, certamente, estará presente em nós, também, o seu oposto que é a coragem para enfrentar tal coisa, situação ou pessoa.
Ao tomarmos os Florais de Bach, eles vão atuar no sentido de engrandecer nossa coragem, a ponto do medo desaparecer.
É como quando entramos numa sala escura (aspecto negativo), ao acendermos a luz (aspecto positivo), a escuridão desaparece.
Desta forma, precisamos perceber o que sentimos diante de nossos desafios e administrar o floral adequado.
NA ODONTOLOGIA
Uma das emoções, ainda, presente nos pacientes é o MEDO. Na essência, é o medo de sentir dor, mesmo que se traduza, simplesmente, no medo de ir ao dentista.
Para esse estado emocional, o MIMULLUS atuará no sentido de resgatar a coragem e a confiança do paciente, possibilitando-o a enfrentar o tratamento odontológico com tranquilidade.
TRATAMENTO COM FLORAIS DE BACH
Normalmente, em meus atendimentos, eu faço uma fórmula mais completa que possa trabalhar alguns aspectos negativos, conjuntamente. Essa fórmula, via de regra, não ultrapassa a reunião de 06 (seis) florais.
Os Florais se apresentam na forma líquida e, normalmente, a dose é de 4 (quatro) gotas 4 (quatro) vezes ao dia. Pode ser tomado puro, ou adicionado em um pouco de água, leite ou suco. “Em casos urgentes, pode-se administrá-lo em intervalos de poucos minutos, até que se perceba a melhora. Em casos graves, a cada meia hora; e em casos persistentes, a cada duas a três horas, ou na frequência que o paciente sentir necessidade.” (Os Remédios Florais do Dr. Bach, Ed. Pensamento).
CONCLUINDO
Foi com muita satisfação que, há alguns anos, vi a Odontologia se abrindo para a ajuda da terapia holística, como a dos Florais de Bach, ganhando espaço em palestras nos maiores congressos da área.
A terapia holística existe para, em conjunto com a medicina convencional, propiciar às pessoas uma qualidade de vida melhor.
Ana Cristina Siedschlag – Tillin