fbpx

As Cinco Linguagens do Amor

 AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR –“Gary Chapman”

Amor após o casamento

O que acontece com o amor depois do casamento? 

É grande o número de pessoas que se veem fazendo essa pergunta a si mesmas, a amigos, a conselheiros ou a pastores.

Já ouvi, desde a muito tempo, que a paixão dura pouco e, depois, dá lugar ao amor. Mas, o que fazer quando acordamos do sonho da paixão?

Afinal, o que é Paixão? O que é Amor? E, ainda, qual a diferença entre Paixão e necessidade emocional de se sentir amado?

livro as cinco linguagens do amor
Livro as cinco linguagens do amor – Gary Chapman

Mesmo com tantos livros, revistas e ajuda disponível, por que aparentemente tão poucos casais parecem ter descoberto o segredo de manter vivo o amor após o casamento.

As respostas e essas perguntas, Gary Chapman, apresentou, de forma brilhante, em seu livro:

“AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR”.

Recomendo a leitura do livro, pois aqui vou apresentar as principais citações.

“As diferenças de linguagem fazem parte da cultura humana. Se quisermos ter um bom intercâmbio cultural, será necessário aprendermos a linguagem daquele com quem desejamos nos comunicar.”

O mesmo acontece no âmbito do amor. Sua linguagem emocional e a de seu cônjuge podem ser tão diferentes quanto é o idioma chinês do inglês.

Por essa razão, devemos estar dispostos a aprender a primeira linguagem do amor de nossos cônjuges, se quisermos comunicar o amor de forma efetiva.”

O autor entende que há 05 linguagens básicas do amor e um vez que as conheçamos e compreendamos a nossa própria e de nosso cônjuge, ou mesmo no relacionamento com nossos filhos, podemos manter o amor aceso por longos anos.

Paixão x Amor

“A experiência da paixão não possui enfoque em nosso próprio crescimento, nem no crescimento e desenvolvimento do cônjuge. Dificilmente também fornece o senso de realização. Paixão não é um ato de escolha, pode simplesmente acontecer. É instintivo e temporário.

Amar é a escolha que fazemos de gastar nossa energia em benefício da outra pessoa, sabendo que, se sua vida é enriquecida por nosso esforço, também nos sentimos satisfeitos — a satisfação de termos realmente amado alguém. Não exige a euforia na experiência da paixão.

A necessidade emocional de amor deve ser suprida se formos emocionalmente saudáveis. Adultos casados desejam sentir-se amados por seus cônjuges. Sentimo-nos seguros quando nossos companheiros aceitam-nos, desejam-nos e estão comprometidos com nosso bem-estar.”

O autor faz uma comparação entre o tanque de óleo do carro com o “tanque do amor”. Da mesma forma que o carro precisa estar com tanque de óleo cheio para funcionar bem, o tanque do amor emocional também.

Quando o “tanque do amor” emocional de seu cônjuge está cheio e ele se sente seguro de seu amor, o mundo todo fica mais claro e ele caminha para atingir o mais alto potencial de sua vida. Porém, quando este “reservatório” está vazio e ele se sente usado e não amado, o mundo todo parecerá escuro e não conseguirá utilizar seu potencial de vida.

“O objetivo do amor não é você conseguir algo que deseje, mas alguma coisa pelo bem-estar daquele a quem ama. No entanto, é fato que, quando recebemos elogios, dispomo-nos mais a retribuir a gentileza recebida.”

Se desejamos desenvolver um relacionamento precisamos saber quais são os desejos da pessoa amada. Se queremos amar um ao outro, precisamos saber como fazê-lo.

 

Primeira Linguagem do Amor:

PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO

Palavras de Afirmação
Palavras de Afirmação

Elogios verbais e palavras de apreciação:

“Você está muito elegante com este terno.”

“Você está muito bem com esse vestido.”

“Muito obrigado por ter feito um jantar tão gostoso.”

Palavras encorajadoras:

“Encorajamento requer empatia que nos leva a enxergar o mundo segundo a perspectiva de nosso cônjuge. Devemos, em primeiro lugar, procurar saber o que é importante para ele.

“O encorajamento verbal comunica: “Eu sei. Eu me preocupo. Estou do seu lado. Como posso ajudá-lo?” É uma forma de dizer que acreditamos nele (a) e em suas habilidades. É dar crédito e louvor.

Palavras bondosas: “Amo você.”

Palavras humildes: se expressarmos nossas necessidades e desejos como pedidos, apontaremos um caminho, mas não empurraremos ninguém para ele.

 

Segunda Linguagem do Amor:

QUALIDADE DO TEMPO

Qualidade do Tempo
Qualidade do Tempo

Quando se fala em Qualidade do Tempo significa que você deve dedicar a alguém sua inteira atenção, sem dividi-la. Não significa sentar no sofá e assistir televisão. É conversar, olhando no olho, num processo de dedicação mútua.

ESTAR JUNTOS: É estar junto, fazer coisas juntos. Não significa apenas proximidade, mas, estar junto, com atenção focada.

CONVERSA DE QUALIDADE: Focaliza o que ouvimos.

Dicas que podem ajudar:

Procure olhar nos olhos de seu cônjuge quando ele lhe falar alguma coisa.

Não faça outra coisa enquanto ouve seu cônjuge.

Escute o sentimento. Pergunte a você mesmo o tipo de emoção que seu cônjuge sente no momento.

Observe a linguagem corporal.

Recuse interrupções. Não interrompa a conversa para inserir suas próprias ideias, defender-se ou acusar.

APRENDENDO A FALAR: significa conversar, expondo seus sentimentos.

TIPOS DE PERSONALIDADE: todos somos afetados pela nossa maneira específica de ser:

Personalidade “Mar Morto”: possui um amplo reservatório onde armazena informações e sente-se absolutamente feliz em não falar.

Personalidade “Riacho Rápido”: sobre o que vêem ou ouvem, falam rapidamente. Se não conseguem conversar ao telefone, falam consigo mesmos, porque não possuem algum reservatório.

ATIVIDADES DE QUALIDADE: é qualquer coisa pela qual um ou os dois se interessem. A ênfase não está no que se faz, mas no porquê decidiu-se realizá-lo. O objetivo é terem uma experiência juntos, e terminá-la de forma a afirmarem: “Ele (ela) se interessa por mim. Ele quis fazer comigo algo que eu apreciava e realizou-o com uma atitude muito positiva”. Isso é amor.

Um dos pontos positivos das atividades de qualidade é que elas possibilitam o armazenamento de um banco de memórias ao qual podemos nos reportar pelos anos futuros.

E como achar tempo para tais atividades, especialmente se ambos trabalham fora? Achamos a ocasião da mesma forma que a encontramos para almoçar e jantar.

 

Terceira Linguagem do Amor:

RECEBER PRESENTES

Receber Presentes
Receber Presentes

Quando compramos um presente a alguém, pensamos nessa pessoa e não importa se é caro ou barato, mas, significa que pensamos na pessoa, lembramos da pessoa. Esse pensamento se concretiza através do presente que se torna uma expressão de amor.

PRESENTES X DINHEIRO

Se você é uma pessoa do tipo “mão fechada” sem dúvida experimentará uma resistência emocional à idéia de gastar seu dinheiro como expressão de amor.

Mesmo assim, se porventura descobrir que a primeira linguagem do amor dele é realmente “Receber Presentes”, então talvez perceba que comprar presentes para ele, ou ela, é o melhor investimento que realizará! Você investirá em seu relacionamento e encherá o “tanque do amor” emocional de seu cônjuge. Com o “tanque cheio”, ele ou ela corresponderá ao seu amor emocional em uma linguagem que você por certo entenderá. Quando as necessidades emocionais de ambos são supridas, o casamento toma uma dimensão totalmente nova. Não se preocupe com seus investimentos. Você sempre será um poupador, mas investir no amor de seu cônjuge será como comprar a ação mais cara da bolsa de valores.

O PRESENTE DA PRESENÇA

Existe um tipo de presente que é intangível e muitas vezes fala mais alto do que qualquer outro que você possa ter nas mãos. Eu o chamo de presente da sua presença, ou presente de si mesmo. Estar ao lado de seu cônjuge quando este precisa de você fala mais alto do que aquele cuja primeira linguagem é receber presentes.

 

Quarta Linguagem do Amor:

FORMAS DE SERVIR

Formas de Servir
Formas de Servir

“Formas de Servir” é fazer aquilo que você sabe que seu cônjuge gostaria que você fizesse. É procurar agraciar realizando coisas que ele (ela) aprecia, expressando amor através de diversas “Formas de Servir”.

Estas formas podem ser as mais variadas possíveis, tais como preparar uma boa refeição, pôr uma mesa bem arrumada, lavar a louça, passar o aspirador, arrumar a cama, tirar os cabelos da pia, levar o lixo para fora, trocar a fralda do bebê, manter o carro em boas condições de uso, limpar a garagem, cortar a grama, levar o cachorro para passear, cortar as unhas de seu marido – todas formas de serviço. Para que sejam realizadas é necessário pensar, planejar e executar (dispêndio de força e energia). Se feitas com o espírito certo e positivo, são incontestáveis expressões de amor.

O amor não pode ser obrigatório. Podemos solicitar que os outros façam algumas coisas para nós, mas não devemos exigi-las. Pedidos direcionam o amor, mas cobranças impedem que ele seja liberado.

 

Quinta Linguagem do Amor:

TOQUE FÍSICO

Toque Físico
Toque Físico

O toque físico pode iniciar ou terminar um relacionamento. Pode comunicar ódio ou amor. A pessoa cuja primeira linguagem do amor é “Toque Físico” receberá uma mensagem que irá muito além das palavras “Eu odeio você” ou “Eu amo você”.

Um tapa no rosto é algo difícil para qualquer criança enfrentar, mas para aquela que possuir o “Toque Físico” como primeira linguagem do amor, será devastador. Um abraço afetivo comunica amor a qualquer criança, mas aquela que possuir o “Toque Físico” como primeira linguagem do amor, desfrutará de forma mais intensa aquele gesto, sentindo-se amada e segura. A mesma atitude é válida para os adultos.

No casamento, o toque de amor existe em várias formas. Levando-se em conta que os receptores ao toque localizam-se por todo o corpo, um afago amoroso em qualquer parte pode comunicar amor a seu cônjuge. Isso não significa que todos os toques sejam iguais. Seu cônjuge apreciará a alguns mais do que a outros. Seu melhor professor, sem dúvida alguma, será seu (sua) próprio (a) esposo (a). Afinal de contas, ele (ela) é a quem você demonstrará amor. Ele (ela) sabe exatamente o tipo de toque que mais lhe agrada.

Não insista em tocá-la (o) de seu jeito e em seu tempo. Aprenda a falar o dialeto dele (dela), pois alguns toques podem ser considerados desconfortáveis ou irritantes. A insistência em praticar tais atos pode comunicar o oposto ao amor. Talvez afirme que você não é sensível às necessidades dele (dela) e não se importa com a sua percepção de prazer. Não caia no erro de achar que o que lhe traz prazer também trará a seu cônjuge.

Se a primeira linguagem do amor de seu cônjuge for o “Toque Físico”, nada será mais importante do que abraçá-la (o) quando ela (e) chorar ou num momento de crise.

 

DESCOBRINDO SUA PRIMEIRA LINGUAGEM DO AMOR

Descobrindo sua primeira linguagem

Descobrir a primeira linguagem do amor de seu cônjuge é essencial para você manter sempre cheio o seu “tanque do amor”. Porém, vamos primeiramente nos certificar de que você sabe qual é a sua própria linguagem. Após conhecer as cinco: 

Palavras de Afirmação
Qualidade de Tempo
Receber Presentes
Formas de Servir
Toque Físico

Algumas pessoas saberão instantaneamente a primeira linguagem tanto delas como a de seus cônjuges. Outros, porém, não terão tanta facilidade.

São três as sugestões para se descobrir a primeira linguagem do amor:

1. O que seu cônjuge faz, ou deixa de realizar, que mais o (a) magoa? O oposto a isso é, provavelmente, sua linguagem do amor.

2. O que você mais solicita de seu cônjuge? Aquilo que mais requisita dele, é provavelmente o que faz você sentir-se mais amado (a).

3. Qual a forma mais freqüente de você expressar amor a seu cônjuge? Essa pode ser uma indicação de que, através da mesma, também se sentiria amado (a).

Registre, também, qual em sua opinião é a primeira linguagem do amor de seu cônjuge. Se desejar, relacione também as outras quatro em ordem de importância. Sente-se com seu (sua) esposo (a) e conversem sobre qual, em sua opinião, é a primeira linguagem do amor dele/dela. Daí, digam um ao outro quais vocês acham ser suas próprias linguagens do amor.

 

COLOCANDO EM PRÁTICA

Colocando em prática

Uma vez que tenham compartilhado essas informações, sugiro que “brinquem” três vezes por semana um jogo chamado “Checagem de Tanque”. Divirtam-se da seguinte maneira:

Ao chegarem em casa, perguntem um ao outro:

“Em uma escala de zero a dez, como está seu “tanque do amor” hoje à noite?”

Zero significa vazio e 10 quer dizer cheio até a boca e não há mais como colocar algo. Faça uma leitura em seu próprio “tanque do amor” — 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 ou 0.

Seu cônjuge, então, deverá perguntar:

“O que farei para ajudar a enchê-lo?”

E aí você faz a sugestão — algo que gostaria que seu (sua) esposo (a) fizesse ou dissesse naquela noite. E o melhor que puder, ele deverá atender sua solicitação. Depois, invertam a situação e repitam o mesmo esquema de forma que ambos tenham oportunidade de ler as condições de cada “tanque do amor” e fazer sugestões de como enchê-lo.

Se “jogarem” assim durante o três semanas, ficarão motivados a continuar, de maneira informal, esta sincera e prática forma de expressar amor.

AMAR É UM ATO DE ESCOLHA!!!

Amar é um ato de escolha

Quando o tanque emocional está baixo não temos sentimentos de amor por nosso cônjuge e, simplesmente, experimentamos dor e vazio.

O amor é uma profunda necessidade emocional, a falta dele possivelmente também é nossa mais profunda dor emocional. À medida que aprendemos a falar a primeira linguagem do amor um com o outro, a necessidade emocional estaria suprida e sentimentos positivos seriam novamente gerados. 

Feliz descoberta e vivam felizes!!!

PROGRAMA REIKILIBRANDO

Toda a semana, pessoas do mundo todo nos procuram para fazer um tratamento particular, no entanto, por causa da distância e das agendas, não conseguimos atender todo mundo. Diante disso, nós do Núcleo Energia resolvemos lançar o Programa Reikilibrando, um programa 100% online, para você assistir em qualquer lugar e horário do seu dia e quantas vezes quiser.

Nessa série de vídeos, iremos ensinar diversas técnicas, simples, para você praticar no seu dia a dia, que irão ajudar você a conquistar o seu Equilíbrio e Bem-Estar. Algumas das técnicas que vamos ensinar poderão ser feitas durante o dia, e outras a noite. O maravilhoso disso, é que essas técnicas você poderá usar por toda a sua vida!

No primeiro módulo do curso, eu explico cada uma das técnicas que vamos ensinar e você também irá receber a receita com a fórmula dos florais de Bach para que você possa mandar fazer em uma farmácia de manipulação de sua cidade.

Nos próximos módulos, vamos apresentar um conteúdo teórico e prático que irão contribuir para a mudança de seus pensamentos e atitudes. Entenda como você pode estar no controle do rumo de sua vida, é só uma questão de Escolha.

Além disso, você terá acesso à um módulo especial, onde iremos ensinar dicas e técnicas valiosas para ajudar você a relaxar e ter um sono reparador. Não dormir bem pode prejudicar o seu desempenho, causando irritabilidade, problemas de concentração e de memória, entre outros problemas.

Caso tenha interesse, clique no botão abaixo e ganhe 50% de desconto,

Abraços cheios de Energia Positiva!
Ana Cristina Siedschlag – Tillin
Núcleo Energia

Rolar para cima